Sempre que reclamamos de algo ou de algum serviço, pode ser que encontremos as mais diferentes repostas, gerando os maiores relatórios sobre os motivos que nos levaram a não aprovar o resultado de determinada ação ou mesmo do atendimento recebido.
No entanto, muitas vezes nos esquecemos de avaliar se quem nos recepcionou foi realmente treinado, capacitado para desempenhar aquela determinada função, ou então se esse profissional está realmente sendo bem pago, de acordo com que a função exige e merece.
Tanto clientes como empresas precisam entender que para ter profissionais de qualidade, é preciso que eles sejam bem renumerados. E não apenas isso: terem acesso a treinamentos, a cursos e a palestras que garantam conhecimentos que levem ao aperfeiçoamento para as suas funções e, principalmente, para o atendimento.
O atendimento é algo vital para uma empresa. É mais que um “cartão de visitas”, afinal, se o cliente já procurou por seu negócio, é porque ele já conhece ou se interessou por um serviço que você oferece. Portanto, todos da empresa precisam atender bem.
Em um mesmo dia, alternamos nossa atividade por diversas vezes: ora somos clientes, ora somos atendentes. Esse é o ciclo de vida da maioria das pessoas. Se pensarmos dessa forma, veremos que o treinamento de nossa equipe não pode ficar restrito apenas ao que ela faz sistematicamente, mas aquilo que é necessário para a empresa.
Seja na hora de solicitar uma informação, de pedir a alteração de um produto, ou mesmo na ausência de alguém, em atender uma ligação, por exemplo, é necessário ser cordial e prestativo. Afinal, é a sua imagem que está em jogo.
Falar frases como: “Alô, como vai?”, “O que o senhor (ou senhora) precisa?”, “Posso ajudá-lo (la) ?”, “Infelizmente, não posso ajudá-lo (la), mas deixe seu número que peço para o responsável retornar…”, “há algo a mais que posso fazer por você?”, “obrigado por nos ligar!”, são pequenas palavras que podem colaborar muito com a nossa comunicação.
Boa Semana! E fique atento às novidades.