Sou Nelson Theodoro, empresário, CEO da Agência TheodoroJr e gestor de marcas. Como uma autoridade no assunto, muitas vezes ouvi a pergunta: “O que devo fazer para definir os rumos e o foco da minha empresa, fazendo com que ela prospere?”.
Para responder a essa dúvida, todas as pessoas que empreendem precisam entender que não estou mencionando apenas o faturamento, mas, sim, sobre o lucro, aquele recurso que sobra no caixa no final do mês, após pagar as contas, como os fornecedores, os funcionários e os impostos. As empresas têm a necessidade de fazer com que sobre dinheiro ao final de cada mês, pois apenas o crescimento do faturamento não resolve os problemas com o caixa, a solução para isso é o dinheiro que sobra no caixa.
Este deve ser o principal foco das pessoas que empreendem e que estão em busca do crescimento, pois é através do lucro que a empresa manterá toda a estrutura necessária, e ainda, poderá oferecer um ganho que valorize todo seu tempo investido de trabalho. Saiba que sem o lucro, a desmotivação e a diminuição da empresa batem à porta até que o negócio acabe falindo, por isso, tenha em mente que, se você tem problemas com a palavra “LUCRO”, não conseguirá seguir com sua empresa!
Compreenda que toda empresa é, na verdade, uma “máquina de comer dinheiro”, que, no início, precisa de pouco e conforme ela vai crescendo, suas necessidades vão aumentando cada vez mais, e consequentemente, quanto maior for sua empresa, maiores serão os custos necessários para mantê-la funcionando, como a compra de novos equipamentos e de novas tecnologias.
Mas e aquele determinado momento em que o empresário (a) se depara com a dúvida de querer que sua empresa continue crescendo ou não?
Quando o empreendedor escolhe o caminho do crescimento, surge a necessidade de aumentar a estrutura da empresa para manter a entrega do que é vendido, em um crescimento constante, buscando suprir as demandas existentes, normais e legais impostas pelo mercado e pelo governo.
Existem muitos modelos de vendas, onde as empresas estão focadas em vender apenas em datas específicas, como o Dia das Mães, por isso, todas as pessoas que empreendem precisam criar em um modelo de negócio em que haja mais consistência, onde seja possível vender com mais frequência, até se torne algo diário e resulte em um crescimento real. Não há como aguentar vender muito bem em alguns períodos para pagar as contas dos meses anteriores sem venda, isso é viver na corda bamba!
Se as vendas não se desenvolvem, acontece o que é observado muitas vezes, as quais são as empresas que começam a crescer e ao chegar a um determinado ponto, param e regridem, por não conseguirem alimentar o “monstro comedor de dinheiro”. Sendo assim, é necessário adaptar o seu modelo de negócio para que ele consiga lucrar sempre um pouco mais, crescendo de forma constante e sustentável.
Todos os lucros exigem ser administrados corretamente, independente de cada tipo de empesa, pois, se forem direcionados corretamente para o caixa, guardados em uma conta com rendimentos e depósitos constantes, eles serão acumulados mês a mês e, no final do ano, o empresário terá condições de realizar a retirada de dividendos, (o que não é tributado no Brasil), pensando em 25% dos sócios e dividindo 10% com a equipe que vestiu a camisa da empresa durante o ano todo.
Você, empresário (a), poderá recompensá-los com bônus e a divisão será conforme a: contribuição no trabalho realizado, tempo utilizado para cada tarefa e as responsabilidades no processo. O restante deve ficar para alimentar a empresa. Reflita sobre isso, estude seu negócio, aprimore-se e encontre seu modelo ideal!
Boa semana e fiquem com Deus!