Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
ComércioGeralPostagens

Uma restauração na história de Mogi Mirim


Amor e alegria são alguns dos sentimentos que o povo mogimiriano sente ao admirar o tradicional Coreto Público da Praça Rui Barbosa, palco da famosa Corporação Musical Santa Cecília e da Corporação Musical São José, antiga Banda dos Meninos, fundada pelo maestro Euclides da Cunha, entre muitas outras ações culturais.

Quem faz o contorno da Praça Rui Barbosa, também conhecida como Praça da Matriz, logo se depara com o monumento bem edificado, tombado pelo município, considerado uma das atrações mais bonitas do centro de nossa cidade. Ah!… se esse coreto pudesse contar as histórias de inúmeros casais apaixonados que se formaram ao som das marchas, valsas e dobrados, após as missas de domingo. Posso mencionar isso com propriedade, pois fui músico, durante muitos anos, na Banda dos Meninos, marcando compasso com meu minibombardino, popularmente conhecido como “Gênesis”, tinha tempo para olhar a minha volta e ver as pessoas que nos aplaudiam.

Esse Coreto já passou por várias reformas, mas não me recordo de uma restauração como a que acontecerá em breve. Como presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Mogi Mirim (COMPHIC), me lembro de que no dia 30 de junho de 2022, recebemos uma correspondência solicitando uma pintura no Coreto Municipal, a qual foi rejeitada pelos conselheiros conhecedores dos problemas do assunto e até de posse de um parecer feito pelo professor Marcos Tognon, do instituto IPR (Inovação e Pesquisa para Restauro) da Unicamp, em que foram apresentados os problemas gerais e até a discriminação das pinturas impróprias outrora realizadas na parte superior do guarda-corpo (granilite), uma vez que o Coreto é um monumento histórico que possui uma lei de tombamento que impede essa ação superficial.

Na Lei 4.219, de 11. de setembro de 2006, sancionada pelo Ex. Sr. Prefeito Carlos Nelson, está previsto: “Nenhuma alteração de suas características será permitida, sem pareceres prévios favoráveis do Conselho Municipal de Cultura e do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano […]”. Isso foi devidamente esclarecido para todos os diretores presentes e lavrado em ata do nosso conselho. Gosto de passar essas informações, pois os conselheiros mais experientes realizam um trabalho bem didático, transmitindo os conhecimentos para todos os membros.

Com o despertar dessa problemática, na reunião do dia 31 de agosto de 2022, apresentei a sugestão de solicitar aos vereadores da nossa Câmara Municipal que destinassem parte de suas verbas impositivas para o restauro do Coreto Municipal. Nossa mensagem sensibilizou a vereadora e primeira-dama de Mogi Mirim, Luzia Cristina Cortes Nogueira (PDT), que colocou seu assessor, Carlos Felipe, em contato com o COMPHIC para saber da necessidade e iniciar esse processo de grande importância.

Em 29 de setembro de 2022, já tínhamos em mãos o orçamento prévio para as obras, aguardando apenas a chegada da verba impositiva que por regra seria liberada agora em 2023, para que enfim aconteça o tão sonhado restauro do Coreto Municipal. Após muitos anos, o Coreto voltará a ser o ponto de contemplação dos moradores e turistas. É com grande felicidade que compartilho essa boa novidade e agradeço a todos os conselheiros do COMPHIC pela participação no projeto.

Boa semana e fiquem com Deus!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *