Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
CotidianoGeral

5G está batendo na porta de sua loja


Cidade de São Paulo começou a receber o sinal 5G, nesta quinta-feira. E pasmem, as operadoras de telefonia tiveram uma luta para convencer a reguladora a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a liberar o sinal. A cidade é a quarta capital a receber a tecnologia no país, depois de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

Serão aproximadamente 892 antenas, nessa primeira fase na Capital e, nesse ritmo, logo chegará a nossa cidade.

Agora, o que isso tem a ver com o comércio, bem as possibilidades dessa nova tecnologia são muitas, sem falar na emitente necessidade de troca de todos os Chips, que ainda é uma controversa, a Tim e a Claro dizem não ter que trocar o Chip, a Vivo diz que a substituição é necessária.

Ou seja, podemos nos preparar para ações de troca, troca que sua empresa pode oferecer aos seus clientes, se os investimentos compensarem, para com isso ter o cadastro atualizado e a autorizado do cliente para enviar suas promoções e novidades.

Com a entrada de funcionamento do 5G também o mercado de trabalho deve se movimentar gerando empregos, pois exigirá novas habilidades profissionais. Os setores de tecnologia e telecomunicações serão os mais afetados.

A tecnologia 5G permitirá muitas integrações entre equipamento e, no comércio, não será diferente. Imagine, o cliente entra em sua loja, cumprimenta-o, olha os seus produtos, escolhe um que goste, entrega para você, que o embrulha, enquanto uma máquina de café prepara o café de preferência do cliente, juntos tomam esse café, você entrega a ele o embrulho com o produto e se despendem. Quase que instantaneamente ao sair da loja com o produto, os equipamentos conectados “conversão entre si” enviam os valores para o cartão de crédito, já cadastrado, que debita da conta do cliente. Nesse momento, ele recebe uma mensagem, no  WhatsApp, informando detalhes da compra e ainda oferecendo um brinde para a próxima visita. Ao chegar em casa, a Alexa ou o Google enviam mensagem informando as novidades da loja para que volte para novas compras.

Isso que descrevi cima, era coisa do desenho dos “Jetsons ” – desenho lançado em 1962 e relançado em 1985 – , que, agora, é possível de verdade.

Com este futuro agora tão presente, é preciso explorar ao máximo a Fatec de nossa cidade, para nos auxiliarem a desenvolver nossas equipes de trabalho, para aproveitar ao máximo da tecnologia e maximizar as vendas que vem caindo devido à concorrência com a internet e logo mais com o futuro “Shopping”, que está se instalando, na entrada da cidade.

É necessário melhorar a “experiência” do consumidor nas nossas lojas e empresas, facilitando e criando oportunidades de compras facilitadas, em que o valor seja um acessório e não o diferencial para a venda.

Nós temos tudo à mão para mudar nossa realidade, o que precisamos é de ações concretas para essas mudanças.

Boa semana e fique atento às novidades!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *