Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
CotidianoGeral

O Problema Não é Apenas o Atendimento


Percebo que muitos reclamam do atendimento, mesmo quando são recebidos com atenção e deixados à vontade nas lojas, os vendedores e os proprietários das lojas se perguntam o que faltou para fechar aquela venda, o que será que deu errado, no atendimento.

Não basta o atendimento cordial e simpático, é necessário estabelecer uma conexão com o cliente. Quando menciono conexão, completo que o fechamento de um negócio é mais que o atendimento, é todo um processo, não é um evento que acontece aleatório, precisa ser construído, existir uma preparação.

Assim, quanto mais conseguir se conectar com a necessidade do cliente, melhor, quanto mais souber detalhes das coisas que estão sendo vendidas, melhor, e será a união dessas duas coisas que finalizará a venda. As pessoas não compram apenas produtos ou serviços, elas compram confiança. Tente lembrar se há em algum lugar aquele vendedor, que se não estiver na loja ou se estiver ocupado, você espera para ser atendido ou volta outra hora. Qual o motivo (gosta dele (a), é seu amigo (a), conhece o que você gosta, acredita nele (a), esse vendedor fez uma conexão com você e que o deixa em alto grau de confiança em suas opiniões e em suas sugestões.

Essa é a diferença entre vender um produto e vender sempre. Isso é criar relacionamento, fidelizar, criar parceria.

Com essa apresentação, posso afirmar que a habilidade de negociação é essencial para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Toda e qualquer negociação faz parte da realidade humana e está presente em todos os processos da vida. E nem sempre as pessoas se dão conta.

As negociações ou as criações de conexão podem resolver as diferenças, chegando a acordos e encontrando soluções, tanto em casa quanto no trabalho. E para que haja uma negociação, é preciso saber ouvir e ser ouvido, ou seja, duas pessoas apresentam seus pontos de vista e encontram pontos que satisfaçam ambas as partes, em um processo em que a decisão é compartilhada e não de apenas uma pessoa. Também é certo dizer que para que todos ganhem, todos têm que ceder um pouco em seus pontos de vista, aceitando a solução mais eficiente. Nessa hora, a conexão foi feita e passa a ter uma relação de confiança.

Os Grande Líderes são bons negociadores, eles não criam objeções sem fundamentos, mas apresentam detalhes que convencem e com isso suas ideias e seus conceitos são seguidos. Os Youtubers fazem isso, quantos acompanham essas pessoas que indicam coisas e serviços, através da experimentação de suas vivências criam conexões que fomentam vendas em todos os mercados. Todas as empresas precisam começar a observar esse lado e aproveitar das indicações, nos meios digitais, para fomentar as vendas.

Cada dia as coisas se complicam, não dá mais para ser apenas um tirador de pedido, isso as lojas digitais fazem, para vender não basta apenas o atendimento, precisa sim, entender o que o cliente necessita e ao entender é necessário conhecer os itens, os produtos, os serviços que podem ser a solução para ele. É preciso criar uma conexão, sincera e duradoura.

Boa Semana!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *