No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. Essa data é uma oportunidade para as empresas criarem promoções para venderem mais e se forem ações bem planejadas podem transformar consumidores em fregueses, sim, lembra aqueles de antigamente, que possuíam até caderneta para pagar por ano, nossos antecessores, no comércio, faziam muitas atividades de fidelidade, é preciso voltar a essas origens. Assim, comece a se preparar desde já.
O Dia do Consumidor vem ganhando destaque no decorrer dos últimos anos. E com as ações que vêm sendo desenvolvidas, o mês de março está se transformando no genuíno “Mês do Consumidor” voltado inteiramente a promoções de fidelização.
Para se ter uma ideia, no ano de 2020, a conversão de vendas no período cresceu 18%, representando um aumento de R $1,41 bilhão, movimentado em vendas on-line.
Um minuto da história, O Dia do Consumidor também chamado “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor” foi inspirado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy, que em um de seus pronunciamentos gerou inúmeros debates pelo mundo sobre as formas de garantir o direito dos consumidores.
As pesquisas apontam que nessa data, 61% dos consumidores compram itens de necessidade, com melhor preço; 53% compram itens de desejo, com melhor preço; 23% substituem itens antigos por mais novos; 11% presenteiam alguém de imediato; 11% dos consumidores estocam produtos com uso frequente.
Com essa lista de desejo, pode-se pensar em sugestões das mais diversas, como:
Promoções de ofertas: qual consumidor não gosta de uma?
Apesar de ser algo bem clichê, o desconto ainda é uma forma muito atrativa para todos clientes.
Agora atenção, é importante avaliar quais serão os investimentos e o que vai se obter de retorno, para que a oferta se torne uma vantagem para ambos os lados.
Uma forma de validar as ofertas é criar um critério, ao adquirir X reais em produtos, o cliente ganhará X% de desconto em um produto específico ou no valor final.
Os cupons de desconto são considerados uma boa opção. E não se esquecer da propaganda “Leve 2, pague 1.” Uma ótima forma de atrair e fidelizar o freguês.
Uma reunião com a equipe pode ser selecionada e melhorada.
Bem, os dados estão aí.
O importante e criar uma ação e colocar em prática.
Boa semana e fique atento às novidades!