Nelson Theodoro Junior

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A influência da embalagem na hora da compra


Você, leitor (a) já ouviu o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Muitas pesquisas já demonstraram que as pessoas, seguindo seus instintos, associam muito mais uma imagem do que palavras e até mesmo sons. As marcas utilizam ao máximo o poder visual que elas possuem, para melhorar as vendas, quanto mais atraente for a comunicação, mais fácil é a identificação com o consumidor.

Muitas das pessoas vão ao supermercado fazer compras, quase sempre, não se lembram do nome das marcas dos produtos que usam, mas lembram-se bem da embalagem, suas cores e símbolos e até frases chamativas e marcantes, assim, os consumidores conseguem identificar o produto com mais facilidade e comprá-lo.

Você, empreendedor (a), que possui uma marca, deve manter-se atento para acompanhar todos os detalhes, como as cores presentes e um estilo de tipologia que converse com seu público-alvo, através das embalagens, surpreendendo seus clientes com criatividade e inovação, mas sem se esquecer da funcionalidade. Afinal, se um produto entregar alta qualidade em estética, mas não entregar o que ele oferece, ou se ele não atender uma necessidade real dos consumidores, torna-se fútil afastando novos clientes.

Através dos rótulos de embalagem, observamos o claro processo de experimentação, recompra ou troca, no qual os consumidores experimentam um novo produto e, conforme a experiência, repetem a compra ou mudam para outra marca, para assim, testar um novo produto, confira os dados:

  • Experimentação: 79% dos consumidores de uma marca experimentaram um novo produto, porque a embalagem chamou a atenção na prateleira da loja;
  • Recompra: 53% dos consumidores de uma marca compraram, novamente, um produto em função da embalagem;
  • Troca: 46% dos consumidores de uma marca trocaram de marcas por conta das experiências negativas com embalagens mal produzidas e por falta de funcionalidade do produto.

Essa análise aplica-se a todos os setores do mercado, não apenas ao setor da indústria. Por exemplo: em uma loja, à medida que um empreendedor investir em um ambiente bonito, aconchegante, seguro e confortável, muito mais ele irá atrair clientes para seu estabelecimento. Da mesma maneira, se o mesmo empreendedor compreende a necessidade de investir em embalagens que representem a essência de sua marca e que sejam atrativas e funcionais, cada vez mais ele terá retornos positivos.

O valor que sua marca pode agregar para o consumidor por meio dessa experiência, transformará seu negócio, gerando uma nova forma de propaganda através dos próprios clientes que recomendaram sua marca. Pense mais alto na hora de desenvolver suas embalagens, elas não são apenas custos, mas importantes veículos de apelo para vendas e para propagandas.

Boa semana e fiquem com Deus!


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