Nelson Theodoro Junior

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É tempo de fazer o Plano de Marketing


Boooom Diaaaaaaaaaaa!!!

É tempo de fazer o Plano de Marketing

Quem me conhece e já falou comigo, conhece também o meu Bom Dia, bem expressivo. Compartilho, aqui, que inúmeras vezes algumas pessoas comentam que ele traz energia positiva, e que estavam um pouco de cabeça baixa, naquele dia, e ao se encontrar comigo sendo recebido com a alegria, algo mudou, ficaram melhores e com animação. Pensando nisso, vou iniciar todas as minhas colunas com este BOOOM DIAAAAA! Festivo e alegre, para transmitir meu estado de alegria para todos os empreendedores.

E falando em empreender, todo aquele que tem um negócio precisa saber onde quer chegar. Por isso, é essencial traçar um caminho para atingir os objetivos da forma segura. Em se tratando de marca e de vendas, a criação do plano de marketing torna o percurso previsível, facilitando a gestão de recursos e de tempo.

E para quem ainda não está familiarizado, o plano de marketing, segundo Kloter, é uma ferramenta que reúne os objetivos do negócio e as metas específicas por campanha. Ele contempla cronograma, estratégia, operação, investimentos e até resultados esperados, ou seja, tudo que a empresa necessita para dar o passo na direção mais acertada e fazer correções ágeis, durante a caminhada, podendo aplicar em todo tamanho de empresa.

Muitas vezes, sou chamado para auxiliar na montagem desse plano e observo que, durante transcorrer do ano, o planejamento não sai do papel, posso afirmar que há empresas e entidades que investem tempo para construir seu plano e depois as atividades e as necessidades do dia a dia vão engolindo o planejamento, deixando muitas das estratégias pensadas de lado.

Saiba que o plano de marketing poupa muitas dores de cabeça, no médio e no longo prazo. Eu sei que no curto prazo, o tentador é cuidar do dia a dia e adiar a criação do documento, das normas, das diretrizes e dos processos. Mas um negócio não pode ser gerido com base no “joga a bola que eu Chuto”.

Para que o plano tenha sucesso e relevância a participação é necessária e um esforço de todos os envolvidos na sua execução, somente assim ele será seguido como um norte de investimentos e resultados. E tem mais, ele auxilia nas correções de rotas, durante o percurso e nas atividades do dia-a-dia.

Durante a elaboração, seja claro em seus objetivos gerais e inclua os objetivos específicos de forma fácil de serem entendidos e seguidos.

Exemplo prático: Objetivo Amplo (Quero ser a primeira escolha do meu cliente), Específico:  Descreva as ações táticas e como serão executadas para atingir esse objetivo. E na sequência inclua, quais serão as ferramentas e os profissionais do seu time ou externos que serão envolvidos nessas ações.

Fazendo isso, seu planejamento de marketing será prático e tangível, sem delírios, o que proporcionará um acompanhamento do processo e até de como e quando serão realizadas as cobranças das ações para os envolvidos definidos no planejamento.

Comece este ano, investindo seu tempo nesse planejamento e vai se surpreender com os resultados e os dados que vai encontrar, durante todo ano. Se precisar de ajuda, estou aqui envie suas perguntas para: nelson@theodorojr.com.br ou Whatsapp. (19) 98196 6675, às vezes demoro um pouco para responder, mas respondo.

Bons negócios e fique com Deus!

Eu sou Nelson Theodoro Junior.


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