Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
Cotidiano

Pense positivo


Pensamento positivo é fundamental, poucos sabem, mas não existe um bom vendedor, que no fundo não seja um otimista. Ter metas e ficar olhando para elas, pouco adianta, se não colocar a mão na massa e acreditar que o que se faz pode trazer bons resultados para as vendas.

 Observe os melhores vendedores que conhece, é claro que o otimismo deles vem acompanhado de ações e de muita dedicação. As coisas acontecem assim. Tomas Edson disse que a invenção da lâmpada foram 10.000 horas de cansaço com muitas tentativas e erros, para 1 minuto de criatividade e de acerto.

Entre uma equipe que visualiza o sucesso e outra que contata os clientes, sou bem mais a que contata os clientes. Se fizerem as duas coisas, melhor ainda. Mas se precisar escolher só uma, fique com a proatividade, isso mesmo, não fique esperando o cliente vir até você, provoque-o, instigue-o, crie curiosidade e resolva o seu problema.

Meu amigo, Raul Candeloro, escreveu que a Dra. Oettingen, autora do livro Rethinking Positive Thinking (ainda sem tradução para o português), criou uma técnica que se chama WOOP (em português fica DROP) que conheci, recentemente, e que foi testada e possui resultados comprovados (veja “Self-regulation of goal setting: Turning free fantasies about the future into binding goals. Journal of Personality and Social Psychology”).

De onde vem o nome WOOP para a técnica (DROP em português)?

  • Wish – Desejo
  • Outcome – Resultado
  • Obstacle – Obstáculo
  • Plan – Plano

Segundo a autora do estudo, DROP é uma estratégia cognitiva proativa, criada para estimular comportamentos direcionados a atingir objetivos. Ou seja, algo perfeito para quem trabalha na área de vendas.

Basicamente, elabora-se um traçado com objetivos e nesse processo, se pergunta o que pode dar errado e se der, já pensar em como responderá, quando aparecerem as dificuldades, com isso, estará preparado para solucionar futuros problemas.

Vejo isso como uma postura proativa em relação às limitações do otimismo. Otimismo realista: quando se acredita, plenamente, que se atingirá a meta, mas que terá que superar vários obstáculos e desafios na sua jornada de sucesso.

O que acha de colocar em prática a técnica DROP, nos próximos dias? Encontre um lugar calmo onde possa pensar e escrever, sem pressa, com riqueza de detalhes. Procure escrever seus desejos e objetivos de vida, são suas metas pessoais e profissionais, então vale a pena dar a atenção que isso merece.

Pense nisso! Boa semana!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *