Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
Cotidiano

CHEGOU 2021 – OBA!!!!


2020, sem dúvidas, será inesquecível para a maioria das pessoas, pela quantidade de problemas enfrentados em todo o mundo. A pandemia praticamente obrigou as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e se reinventarem. Agora, com a chegada do ano 2021 é hora de planejar, de repensar a empresa é tempo de organizar as atividades para que este novo ano, seja muito melhor.

As incertezas vividas em 2020, devido à falta de previsibilidade gerada pela grande instabilidade, necessitam ser estudadas e previstas. A vacina já existe, o que faz olhar para um horizonte mais equilibrado.

Ainda que se esteja na expectativa de melhorias, deve-se manter os pés no chão, olhá-los bem e andar um na frente do outro, devagar, mas constante. Para se obter isso, somente com um planejamento acertado para o ano que se inicia.

Tenho algumas ideias e sugestões para os primeiros dias. Comece com um planejamento anual, mas sem se esquecer de fazer planos para o semestral e até mesmo planejamento mensal. Muitas novidades surgirão, rapidamente, e será preciso estar atento para aproveitar. É o momento de trabalhar os períodos, mais curtos. O fundamental, neste começo de ano, é saber fazer a transição de cenários. Os primeiros seis meses serão de uma forma, os outros, certamente, serão diferentes.

 É preciso focar na estratégia da sua empresa, pensar e escrever onde, de fato, se deseja chegar. Assim, anotar tudo aquilo que se quer, depois disso, refletir em como traçar a estratégia e a partir daí ir à luta por cada ponto.

2020 mostrou que não se pode ficar parado. É preciso estar em movimento, Roling Stones já dizia: “Pedra Rolante não gera limbo”. O movimento se tornou essencial para conservar as empresas vivas. Observa-se que a oferta e a demanda estão desiquilibradas e há muita organização buscando seu espaço, ou tentando voltar ao mercado e esse mercado está aberto a todos. É necessário encontrar novos públicos, ampliando o alvo, esta é a hora. Não ficar parado, significa em palavras miúdas, manter o desenvolvimento vivo e ativo.

Lembrar-se de inovar a todo momento, as pessoas estão se reinventando é preciso aplicar isso na prática, descobrindo novas formas de explorar o seu negócio. “Virar de ponta cabeça” a empresa. Sabe-se que não se pode mais ficar apenas no físico, colocar no planejamento o mundo digital para ficar online, isso é uma inovação que veio para ficar e para aprimorar a forma de trabalho.

E mais que tudo, iniciar 2021 ouvindo a sua equipe, nada é feito sozinho. Assim, dando voz à equipe, entendendo as possíveis melhorias que podem vir daqueles que estão na operação das atividades, afinal eles estão no processo do dia a dia. Compreender o ponto de vista que eles têm da empresa, é um ótimo ponto de início. Às vezes, uma solução é procurada em um lugar distante e ela pode estar dentro de casa.

Pense e planeje! 2021 será muito melhor!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *