A empatia tem se tornado cada vez mais importante nas relações humanas, o nosso sucesso em vendas passa pela capacidade de solucionarmos as dores dos clientes, sendo cada dia mais empáticos.
Acreditamos, fortemente, que não precisamos mentir para vender, quando mentimos, cometemos um erro, isso não pode ser considerado venda.
Mas devemos entender o que é Empatia:
Com origem no termo em grego empatheia, que significa “paixão”, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e da compreensão psicológica de outros indivíduos.
Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender os sentimentos e as emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. A empatia também auxilia a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.
Agora, é importante não confundir empatia e simpatia. A simpatia é geralmente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. A simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa, procurando saber o que pode ser feito para resolver seus problemas sem ter nada em troca.
Quando falamos de vendas, uma das maneiras de gerar empatia é conversando. Esperemos que todos os vendedores se especializem nisso. Durante a prospecção, lembremos que essa é a chance de acessarmos o universo da pessoa e compreendermos de verdade a situação em que ela se encontra e como se sente. Usemos esse conhecimento oferecendo itens e produtos que solucionem suas dores, seus problemas, assim ganharemos um cliente fiel.
Pense nisso. Boa Semana.