Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png

O primeiro atendimento define a próxima venda


Um Bom Dia para o Dia Todo.

Sempre que reclamamos de alguma coisa ou de algum serviço, pode ser que encontremos as mais diferentes respostas. Podemos gerar os maiores relatórios em nossa cabeças sobre os motivos que nos levaram a não aprovar o atendimento recebido.

No entanto, muitas vezes nos esquecemos de avaliar se quem nos atendeu foi realmente treinado, capacitado para desempenhar aquela determinada função, ou então se esse profissional estava realmente interessado em resolver o seu problema.

O atender bem é querer ajudar na dor que um cliente possui. Vou dar um depoimento de um super primeiro atendimento essa semana. Cheguei na loja de materiais elétricos A Instaladora, e o Francisco Agenor estava fechando, ele me olhou e disse: “Precisa de algo?”. Respondi que precisava de dois metros de fio, mas que poderia voltar no outro dia. Ele prontamente parou de fechar a loja e foi me atender. Pegou o fio que eu precisava e ainda me ofereceu outros itens, fiquei deslumbrado com as sugestões e acabei comprando outro item. Caso eu tenha uma “dor” no mesmo setor, quem acham que vou procurar? O Chico!

Assim, volto a afirmar, o atendimento é algo vital para uma empresa. É mais que um “cartão de visitas”, afinal, se o cliente já procurou por seu negócio, é porque ele já conhece ou se interessou por um produto ou serviço que você oferece. Portanto, todos dentro de uma empresa precisam saber atender. E vou além, nós empresários precisamos dar o exemplo deste atendimento.

Em um mesmo dia, alternamos nossa atividade por diversas vezes: ora somos clientes, ora somos atendentes. Esse é o ciclo de vida da maioria das pessoas. Pensando desta forma, veremos que o treinamento de nossa equipe não pode ficar restrita apenas ao que ela faz sistematicamente, mas aquilo o que é necessário para a empresa e ainda, “ao que o cliente realmente precisa”.

Seja na hora de solicitar uma informação, de pedir a alteração de um produto, ao atender uma ligação ou mensagem, é necessário ser cordial e prestativo. Afinal, é a sua imagem que está em jogo. No jogo das frases, algumas fazem milagre no atendimento como: “Olá, como vai?”, “O que o senhor (ou senhora) precisa?”, “Posso te ajudar?”, “Infelizmente não posso lhe ajudar, mas deixe seu número de contato que peço para o responsável te ligar ou enviar uma mensagem…”, “Há algo mais que posso fazer por você?”, são pequenas palavras que podem colaborar muito com a boa impressão do seu primeiro atendimento.

Boa Semana! E fique com Deus.

Assista ao vídeo – O primeiro atendimento define a próxima venda


Compartilhe!