Nelson Theodoro Junior

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Registrar a marca e dormir mais tranquilo


Muitas vezes me perguntam: “Devo ou não registrar minha marca”? Fico até repetitivo, mas minha resposta sempre é SIM, deve registrar no INPI.

Vou colocar alguns pontos para defender essa resposta: antes mesmo de abrir sua empresa, faça uma pesquisa sobre o nome que deseja usar. Estando liberado, peça seu registro junto ao INPI e isso vale para empresa, tanto de produto como de serviço. Se a pesquisa apontar que já existe registro, mude o nome, imediatamente.

E sabe por que é essencial que o procedimento para registro da marca seja iniciado o quanto antes? O processo todo pode levar até 3 anos para ser concluído!

Assim que termina o processo, a empresa terá o direito de uso exclusivo da marca em território nacional. O que permite trabalhar sossegado e sem concorrência no seu nome dentro do seu segmento.

Vale ressaltar que o uso exclusivo é para serviços ou produtos de mesma natureza. Ou seja, caso você registre “Doces”, não há proteção para uma eventual marca “Tubulações”, pois as áreas de atuação são diversas e não há qualquer colisão.

A possibilidade do uso exclusivo traz segurança para o empreendedor e é um ponto essencial para evitar maiores preocupações futuras com o seu negócio.

Ao registrar a marca, o empreendedor evita a dor de cabeça enorme que é precisar alterar a sua marca, após já ter se estabelecido no mercado. O trabalho para alavancar uma marca não é fácil, são dias, meses e anos para conquistar o consumidor e se transformar em sinônimo de qualidade e confiança.

Um bom exemplo disso é a empresa conhecida como Sodiê Doces, seu primeiro nome era Sensações Doces, ela precisou mudar nome devido à existência de um registro Sensação Doces, no INPI. A loja Desfile de Mogi Mirim, anteriormente, chamava-se Passarela, e o Buffet Santa Cruz da cidade de Formiga teve que alterar o nome, depois que o Buffet Santa Cruz de Mogi Mirim do Marcos Guarnieri impetrou ação demostrando sua exclusividade, exatamente, por tê-la registrado no INPI. Poderia citar diversas empresas como exemplo, apenas para mostrar a importância do registro da sua marca.

E hoje, o consumidor se relaciona cada vez mais com as marcas de forma muito próxima, através de WhatsApp, Google, redes sociais e afins. Não há mais grandes distâncias entre o consumidor e a marca. Registrando a marca, nenhum empreendedor precisa, depois de tanto esforço, alterar, da noite para o dia, e repetir todo o trabalho que teve para alavancar a sua marca.

Além disso, a perda de tempo e de dinheiro são fatores que devem ser poupados, principalmente, no estágio inicial de um empreendimento. Essa dor de cabeça pode ser evitada, através do registro da marca.

E já que mencionei dinheiro, uma marca registrada é muito mais valorizada, demonstra força e segurança para possíveis interessados em investir no seu negócio

Se tiver dúvidas envie um e-mail para nelson@theodorojr.com.br que respondo. Pense nisso e boa semana!

Assista ao vídeo – Registrar a marca e dormir mais tranquilo


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