Nelson Theodoro Junior

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Vendedor de enciclopédias


Muitas pessoas nem se lembram mais desse profissional, o seu produto de venda eram as enciclopédias, um conjunto de livros, que continha informações sobre todos os assuntos, objetos do conhecimento humano da época. Lembro ainda hoje, quando meu Pai trouxe um volume da edição da Barsa e depois e quando comprou uma coleção completa, para eu e meu irmão realizarmos as pesquisas dos trabalhos de escola, recordo-me de passar horas lendo os conteúdos dos diversos assuntos.

É bom relembrar que as enciclopédias traziam informações sobre os poucos dados de conhecimento do homem, naqueles tempos. E aí estava a magia do negócio, elas precisavam ser atualizadas e sempre havia um novo volume com atualizações.

Esse profissional da época, quase sempre, era exercido por uma pessoa culta, com conhecimento, vestia-se bem e falava de forma agradável e, acima de tudo, era uma pessoa respeitosa que passava muita confiança. Mas o tempo da enciclopédia, assim como, o dos acendedores de lampião de gás, dos professores de Filosofia e de Educação Moral e Cívica, passou.

Hoje, o Google e outras ferramentas de pesquisa realizam esse serviço, dessa forma, as informações ficaram mais acessíveis e as atividades de “cópia e Cole”.

Comento isso, porque estamos vendo repetições do mesmo, pega-se uma ideia, muda-se a cor, a fonte e pronto está aí uma nova campanha. E na verdade temos o mesmo do mesmo.

Isso não vende, o que vende é ser inovador. Fala-se em “meu produto tem qualidade”, mas qualidade não é mais diferencial, é item básico, é uma obrigação, se não tiver qualidade seu cliente não volta. Assim seu diferencial tem que ser outro.

Se o produto oferecido ao cliente é algo que todos vendem semelhantes aos commodities, (produtos elaborados em larga escala e que possuem qualidade e características uniformes. Ou seja, não se diferenciam de local para local, nem de produtor para produtor), se estamos nesse nicho, é necessário desenvolver um apelo, um diferencial que traga e fidelize o cliente, pode ser o atendimento, a apresentação ou o preço, agora, para ter preço bom, é preciso comprar em quantidades maiores, para isso existe a necessidade de parcerias com empresas que trabalham com produtos semelhantes e fazer compras conjuntas.

Assim, o segredo de uma empresa ter mais sucesso que outra e o saber comprar bem. E com isso poder oferecer seus produtos com maior diferencial.

Não deixe sua profissão acabar como os vendedores de enciclopédias, busque inovação e seja diferente, compre melhor, procure novos mercados, venda mais, faça a diferença!

Boa Semana e fique atento às novidades!


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