As ferramentas online aproximaram mesmo as pessoas. Um exemplo disso foi quando pude ouvir e dialogar com Raul Candeloro. Para quem não conhece, ele é o Gestor da Revista Venda Mais. Apesar de fazer um bom tempo da nossa conversa, me lembro de comentar com o Raul sobre o dia em que ele foi indagado por um cliente que desejava saber por que alguns vendedores de sua empresa vendem mais do que outros.
Para responder, uso alguns trechos da minha conversa com Raul Candeloro, que acredito serem muito fiéis à realidade e que podem contribuir bastante com todos.
Os clientes preferem um vendedor a outro por vários motivos. Primeiro, todos nós procuramos negociar com pessoas que gostam de fazer negócios, ou seja, que gostam do que fazem e falam com entusiasmo. Quando encontramos um vendedor que abre espaço para isso, ele ganha muitos pontos.
Outra coisa que apreciamos é tratar com pessoas que cumprem o que prometem e prometem o que realmente vão fazer. Traduzindo isso, podemos dizer que, em uma empresa, quando o vendedor passa um prazo de entrega, este precisa ser cumprido. Caso contrário, o aviso não pode ser delegado a outro departamento, e sim àquele que vendeu. Esse cuidado se transforma em confiança.
Preferimos fazer negócios com pessoas que acreditamos estarem oferecendo as melhores oportunidades e soluções. Não existe coisa pior do que sair de um lugar achando que não fez um bom negócio.
Ah! Como gostamos de vendedores que dominam bem sua área de vendas, aqueles que falam de forma objetiva sobre o produto, sem se esquecer de dados importantes, sabem dizer detalhes, funcionalidades, utilidades e as oportunidades que aquele item pode trazer para nós.
O que cativa em um vendedor é quando ele nos mantém no foco e esclarece dúvidas, definindo o que realmente necessitamos. Algumas vezes, achamos que sabemos o que precisamos, mas o bom vendedor sabe que não sabemos e nos oferece o que pode realmente solucionar nosso problema ou necessidade.
Como é bom encontrar um vendedor ético e honesto, que aprecia um relacionamento duradouro com o cliente! Vendedor que diz a verdade e não fica apenas no discurso.
Sabemos que a primeira impressão é a que fica. Um vendedor que cuida de sua aparência, com ar de limpeza, uma camisa passada, uma blusa sem muito decote, um sorriso no rosto. Isso cativa o contato e passa a vontade de voltar a comprar com essa pessoa.
Entre muitas coisas que ajudam a vender, está um vendedor que está sempre tranquilo, seguro de seus conhecimentos e firme nas informações, sem ser arrogante a ponto de desconsiderar as informações do cliente.
E o ponto alto do sucesso é que gostamos do vendedor que ouve, que presta atenção ao que estamos dizendo, tanto na forma verbal quanto na nossa expressão corporal.
Costumo frequentar uma loja de sapatos e, nela, sempre procuro a mesma vendedora. Quando chego, ela me chama pelo nome sorrindo, depois pergunta o que preciso e logo me traz, não apenas a opção pedida, mas oferece 4 ou 5 opções na mesma linha. Enquanto experimento, vai falando sobre a qualidade e durabilidade do produto. Incrivelmente, ela faz isso enquanto atende outros dois clientes com o mesmo sorriso. Em momento algum tenta me vender o produto mais caro. Ao contrário, no momento da escolha, ela mostra os itens que estão com os melhores preços, para que eu saiba realizar o melhor negócio. Essa vendedora é um exemplo para mim. Fiquem atentos a essas dicas, desejo a todos uma boa semana!