Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
ComércioGeralPostagens

Tia Lena da Batata: uma história de muita luta e resiliência


Maria Helena Barbosa, carinhosamente, conhecida como tia Lena da Batata, é uma mulher que vem transformando sua paixão pela culinária em uma inspiradora jornada em busca do sucesso. Com seus saborosos caldos, bebidas, pastéis, panquecas gourmet, batata frita no cone e a icônica batata suíça, conquistou o paladar e o coração de muitos, enquanto enfrentava os desafios com resiliência e determinação.

A trajetória de Lena iniciou-se em 1996, quando ganhou sua primeira barraca do ex-prefeito Gustavo e com o apoio da família Soltani, perseguiu seu sonho de oferecer uma vida melhor para suas filhas, Nanci e Aristeia e seus netos, Victor e Valentina, através da culinária. Sua barraca de pastéis se tornou um símbolo de esperança e determinação, servindo não apenas deliciosas iguarias, mas também representando os sonhos de uma mãe batalhadora.

Com o destaque de sua barraca, Lena participou do concurso Delícias de Rua, projeto realizado da parceria entre o Sincomercio de Mogi Mirim e Sesc Campinas, em que participei como organizador. Ela se inscreveu com a sua famosa Batata Suíça, uma receita trazida de Maringá por uma de suas filhas, que se tornou uma sensação e foi a ganhadora do concurso com o título de Melhor Comida de Rua. No ano seguinte, a empreendedora também foi vencedora com a sua Panqueca Gourmet.

A paixão e dedicação de Lena a levaram a enfrentar desafios maiores como obstáculos burocráticos que trouxeram para ela prejuízos e frustrações. Com muita tristeza, ela conta sobre uma recente dificuldade que passou com uma organização da nossa cidade, em um novo concurso culinário. “Fui convidada para entrar no concurso, preparei-me, comprando os melhores ingredientes para meu prato e foi solicitado que eu pagasse por um valor, depois da realização das fotos e dos vídeos para divulgação, disseram-me que eu não poderia me inscrever, no concurso, e fui desclassificada. No momento em que soube desse projeto, surgiu em mim uma grande esperança! Eu queria muito participar, mas não só para ser a ganhadora, pois o meu desejo era de tornar meu atual trailer mais reconhecido e apresentar a minha comida para outras pessoas. Acreditei fielmente que esse seguiria os mesmos padrões dos que já participei e participo pela prefeitura. Senti-me enganada e fiquei muito chateada por terem me excluído desse concurso, porque no momento eu não tenho possibilidade de ampliar o meu negócio, isso me magoou.”

Mesmo diante de adversidades, Lena vem batalhando, diariamente, para que não falte nada para sua família. Com a ajuda do neto, Victor, a empreendedora apresenta sua deliciosa culinária, em festas de rua, condomínios, em rodas de samba no teatro de Arena, em feiras, em praças, na balada Fly, em grandes eventos como a Veiling Holambra, em romarias e no Espaço Cidadão.

E encerro, tendo a certeza de que a cada pedaço de pastel ou uma mordida na batata suíça, estou saboreando uma história de sucesso que está sendo construída com amor e dedicação, um legado que perdurará nas ruas e nos corações de toda a cidade de Mogi Mirim.

Maria Helena Barbosa, fiquei muito agradecido pela oportunidade de contar um pouco da sua trajetória, uma mulher batalhadora que conheço há alguns anos e que já por muitas vezes degustei seus deliciosos pastéis, desejo-lhe muito sucesso e muita sorte, para que você continue firme em sua jornada.

Boa semana e fiquem com Deus!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *