Nelson Theodoro Junior

Anuncie

cropped-Logo-aviao.png
CotidianoGeral

2022, o ano para salvar os Cavalinhos


Durante o final do ano, estive circulando com amigos, por algumas cidades e entre elas conheci São Lourenço, em Minas Gerais. Sempre que viajo, procuro aprender alguma coisa que possa compartilhar e ser útil a todos. Assim, fomos fazer um daqueles tradicionais passeios de charrete, que encontramos nas cidades turísticas e já fui pensando em saber seu funcionamento, visto que em Mogi Mirim existe uma Lei em discussão para proibição desse tipo de veículo.

Para minha surpresa, ao perguntar sobre o funcionamento, o condutor contou, orgulhosamente, que a cidade possui o Estatuto do Cavalinho (na verdade, a lei municipal 3.155) e disse que os cavalos fazem parte da história da cidade e do Brasil e tudo isso foi colocado no estatuto.

Resumidamente, o que ele relatou é que todo animal utilizado nos veículos de tração animal, para transitar na via pública urbana, deverá ser anualmente licenciado em um setor próprio da Prefeitura Municipal. A Lei limita dois cavalos e quatro pôneis para cada proprietário para serviços, devendo todos serem licenciados, emplacados e chipados no município e o que é importante, um animal não trabalha dois dias seguidos e sempre entre os horários das 8 e 18 horas.

O mais interessante é que na Lei também prevê os maus tratos e suas consequências. E está descrito que os animais utilizados pelos veículos deverão ser mantidos limpos, saudáveis e bem tratados, com os respectivos atestados de vacinação em dia e passar por exames semestrais e ter a comprovação das normas de sanidade animal realizada pelo Serviço de Zoonose do Município e todos serem chipados.

A Lei ainda menciona que o Município poderá ministrar cursos de capacitação e palestras educativas, gratuitamente, aos carroceiros, aos charreteiros, aos condutores de minicharretes.

Assim, concluo que podemos usar esse exemplo como aprendizado. Devemos olhar o todo e não apenas as especificidades, com as regras e a fiscalização adequadas, podemos conviver em nossa cidade com os Cavalinhos circulando e mantendo a subsistência de muitas famílias. Quem sabe até ter, no futuro, um serviço como esse circulando em nosso Zerão ou em nosso Jardim Velho.

Boa Semana! Fique atento às novidades!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *