Antes de começar o assunto de hoje, preciso fazer uma correção importante, no meu texto “Um Bom Amigo”, mencionei o nome errado da mentora do jornal “Ferro”, o correto é Izete, (Dona Izete), quem me alertou pelo equívoco foi o Edson Antonio, um dos funcionários mais reconhecidos da Marangoni Maretti, ele esteve à frente do RH da empresa, em uma época em que tudo era mais complexo e, mesmo assim, acredito eu que existam incontáveis pessoas que o admiram pela forma que conduziu o RH da empresa. Edson, com o aval do Celso Semeghini, era um gerente de RH que cuidava dos empregados como pessoas especiais, não apenas números, seria difícil enumerar quantas pessoas estudaram, compraram casa, cuidaram da saúde e foram salvos de dificuldades graças às ações do RH da empresa Marangoni e que sob a responsabilidade do Edson, que entre tantas preocupações, conseguiu tempo e disposição para cuidar do bem- estar dos funcionários, que retribuíam com paixão pela empresa, trabalhando com dedicação, se oferecendo para horas extras, tudo pelo bem de todos. Podendo comprovar que esse pensamento estava certo pelas dimensões que a Marangoni chegou aos dias de hoje. (se você não leu e se interessou pelo assunto pode ir ao meu blog e ler a coluna (www.nelsontheodorojunior.com.br/2022/07/26/um-bom-amigo/).
Agora, o puxão de orelha dado pelo Edson me trouxe muitas alegrias, uma porque suas palavras e comentários sobre a coluna me encherão de orgulho e outra me fez refletir como é importante cuidarmos daqueles que estão próximos, não apenas com ações normais comuns, mas com ações que vão além do que na descrição de cargos e salários.
É preciso mais pessoas como o Edson, que excedam suas funções, indo além. Vivendo um momento em que os relacionamentos estão cada vez mais frios, todos recebem informação e sabem cada vez menos o que está acontecendo, acreditando que por colocar uma informação no meio digital pronto, todos já sabem, isso é uma inverdade.
E com a quantidade elevada de informação, os nossos filtros naturais bloqueiam o que possa parecer desnecessário e com isso perdemos muita coisa boa. Esta semana participei de uma ação interessante, um café da manhã na Associação, que foi muito bem repaginado, modelo de evento que trouxemos da Associação da cidade de Franca e o adaptamos para nossa realidade, na época era focada nos Associados (Chamava “Café do nosso sócio”, se não me engano), hoje é aberto para todos, um novo e interessante, conversei com empresas de São João da Boa Vista, Engenheiro coelho, Mogi Guaçu, Itapira e de outros lugares e trocamos cartões, aqui em nossa cidade, infelizmente, senti a falta da presença maciça do associado, fazendo uma média, cerca de 30% eram associados. A apresentação impecável da equipe de profissionais da entidade e os deliciosos quitutes proporcionados pela Vanessa, fizeram a diferença, o modelo está perfeito, minha sugestão é que se busque trazer mais empresas ASSOCIADAS, focando as atividades nos associados, pois eles precisam ser transformados em Fãs, assim como os fãs dos artistas, que acompanham por onde eles vão, convidando outros e mais outros para os shows.
E isso não é diferente para o nosso negócio, a nossa empresa precisa transformar nossos clientes em fãs e quase sempre esquecemos que se dedicarmos mais tempo para aqueles que já são clientes, em detrimento de conquistar novos, teremos um retorno financeiro melhor, aquele que já comprou, confia na sua empresa e pode trazer maiores lucros e ainda indicar novos e certos clientes, agora, para isso é necessário atenção. E não pense, haja, comece a enviar uma mensagem para 10 clientes antigos pelo seu WhatsApp com um simples “Olá, … como vai você”?, aguarde a resposta e me conte na próxima semana.
Boa Semana a todos e fiquem atento às novidades.