Nelson Theodoro Junior

Calendário do Empreendedor: Datas mais importantes em 2025


O ano de 2025 chegou e, com ele, surgem inúmeras oportunidades para os empreendedores, seja para impulsionar as vendas ou para cumprir obrigações essenciais que mantêm o negócio em dia. Organização e planejamento serão os maiores aliados para aproveitar ao máximo cada momento!

Uma dica valiosa para o sucesso é analisar o calendário de datas comemorativas com atenção. Essa prática permite antecipar ações estratégicas e estar preparado para as principais datas do ano. Em uma leitura na revista PEGN, encontramos uma lista com as maiores datas comemorativas para ajudar no seu planejamento. Confira:

  • 14 de fevereiro – Valentine’s Day: Conhecido como o Dia de São Valentim, o Valentine’s Day é equivalente ao Dia dos Namorados em diversos países. No Brasil, embora essa data seja celebrada oficialmente em junho, ela pode aquecer as vendas de setores específicos, como lojas de chocolates, presentes, floriculturas e restaurantes. Fique de olho no calendário e prepare-se para transformar essas oportunidades em resultados!
  • 1º a 4 de março – Carnaval: A tradicional festa, que ocorre neste ano, em março, é uma oportunidade para o setor de turismo e vendas de fantasias, acessórios e trajes típicos. É também uma chance de renda extra para empreendedores criativos.
  • 15 de março – Dia do Consumidor: Comemorado oficialmente no dia 15, essa data promove conexão com os clientes por meio de promoções, ações especiais e mensagens. Muitas empresas estendem as ações ao longo de toda a semana.
  • 20 de abril – Páscoa: Um marco anual para setores como confeitaria e artesanato. Prepare-se com antecedência para atender à alta demanda por chocolates, produtos temáticos e itens personalizados.
  • 10 de maio – Dia das Mães: Uma das datas mais importantes para o varejo, no primeiro semestre. Incentive as compras com campanhas criativas e ofertas especiais para diversos segmentos.
  • 12 de junho – Dia dos Namorados: Comemorado no Brasil, no dia 12 de junho, a data é excelente para criar ações que impulsionem as vendas. Em 2024, movimentou R$ 2,59 bilhões no varejo, segundo a CNC.
  • 10 de agosto – Dia dos Pais: Sempre, no segundo domingo de agosto, neste ano, no dia 10, é mais uma oportunidade para campanhas direcionadas que fortaleçam a marca e alavanquem vendas.
  • 15 de setembro – Dia do Cliente: Distinto do Dia do Consumidor, essa data é perfeita para estreitar o relacionamento com os clientes e oferecer promoções exclusivas.
  • 12 de outubro – Dia das Crianças: Negócios voltados ao público infantil podem aproveitar o apelo emocional da data com produtos e serviços criativos.
  • 31 de outubro – Halloween: Com doces, fantasias e itens temáticos, a data oferece espaço para ações diferenciadas e eventos temáticos em diversos setores.
  • 28 de novembro – Black Friday: Um dos momentos mais aguardados do varejo, a Black Friday, deste ano, será em 28 de novembro. É possível estender as ofertas ao longo do mês (Black November) para atrair ainda mais consumidores.
  • 1º de dezembro – Cyber Monday: Tradicionalmente, focada em tecnologia, a Cyber Monday, no início de dezembro, também está se expandindo para outros setores.
  • 25 de dezembro – Natal: A data mais esperada do varejo. Planeje campanhas temáticas e promoções para aproveitar o maior período de consumo do ano. Prepare-se com antecedência, alinhe sua equipe e maximize as oportunidades que o calendário de 2025 oferece!

Como se planejar

Depois de analisar as principais datas do calendário de 2025, é hora de entender quais celebrações fazem sentido para o seu negócio. É necessário considerar as datas que tenham relação com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa e apostar, na criatividade, para explorar até mesmo datas mais segmentadas.

Existem diversas oportunidades para os mais variados segmentos. Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, pode-se aproveitar o Dia do Eletricista ou do Pedreiro; as farmácias podem fazer campanhas de saúde relacionadas ao Dia do Diabetes e da Hipertensão.

Para as datas de maior importância para o negócio, o indicado é se preparar com até três meses de antecedência. O planejamento antecipado permite que a empresa organize melhor a distribuição e precificação dos produtos, treine os funcionários, quando necessário, sobre um lançamento ou uma nova linha de produtos, e diminua a chance de erros, quando a data comemorativa chegar.

Vamos fortalecer as compras locais. Mogi Mirim é nossa casa, comprar aqui é acreditar no futuro!

Nelson Theodoro Junior
Presidente da ACIMM


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